CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA - UNISÃOMIGUEL

AUTORIZAÇÃO

Portaria MEC Nº 409, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2022 - DOU 3/2/2022, Edição 24, Seção 1, Página 54

SOBRE O CURSO

O curso de odontologia do Centro Universitário São Miguel capacita profissionais para ocupar o cargo de cirurgião-dentista, aptos a cuidar da saúde e da estética bucal de pacientes em situações e ambientes variados. Na UNISÃOMIGUEL, os alunos adquirem conhecimentos teóricos sobre dentes, boca e gengivas, para que sejam capazes de realizar diagnósticos, tratamentos e cirurgias em toda a região buco-maxilo-facial. O curso acompanha os avanços tecnológicos desta área da medicina e leva em consideração o contexto socioeconômico e o quadro atual da saúde bucal dos brasileiros.

Apesar de ser um curso voltado para a saúde, a grade curricular de odontologia inclui também disciplinas das ciências humanas, além das biológicas. O ciclo profissionalizante é formado por matérias como fundamentos para reabilitação oral, ortodontia, propedêutica odontológica, entre outros..

CAMPO DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL

Os Cirurgiões-dentistas formados no Centro Universitário São Miguel poderão dar assistência odontológica individual e coletiva, atuando em diversas áreas da Odontologia, a saber:

  • Clínica geral – realizar procedimentos preventivos e curativos em Odontologia;
  • Dentística – aplicar procedimentos educativos, preventivos e terapêuticos para devolver ao dente sua forma e função;
  • Periodontia – tratar das doenças dos tecidos de suporte dentário;
  • Endodontia – tratar das alterações na polpa e no periodonto apical dos dentes, restabelecendo a sua saúde;
  • Prótese dentária – reabilitar as perdas dentárias dos indivíduos por meio de aparelhos protéticos isolados, parciais ou completos.
  • Prótese Bucomaxilofacial – reabilitar a anatomia, função e estética, por meio de próteses, de regiões da maxila, da mandíbula e da face ausentes ou defeituosas, como sequelas de cirurgia, de traumatismo ou em razão de malformações congênitas ou de distúrbios do desenvolvimento Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais – diagnosticar e tratar, em conjunto com outras disciplinas médicas, patologias do complexo maxilomandibular (os traumatismos, tumores e outras).
  • Implantodontia – instalar próteses isoladas, parciais ou completas nos maxilares ancoradas em implantes osseointegrados.
  • Ortodontia – alterar a oclusão e posição dos dentes com o uso de aparelhos ortodônticos, no sentido de restabelecer a estética e função.
  • Odontopediatria – estabelecer medidas educativas, preventivas e curativas em crianças.
  • Odontologia para pacientes com necessidades especiais – realizar o diagnóstico, a prevenção, o tratamento e o controle dos problemas de saúde bucal dos pacientes com necessidades especiais.
  • Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial – diagnosticar e promover tratamento das dores e desordens do aparelho mastigatório, região orofacial e outras estruturas relacionadas.
  • Patologia bucal – realizar exames laboratoriais para detectar doenças da cavidade bucal.
  • Estomatologia – diagnosticar e tratar às lesões e doenças da boca.
  • Imaginologia – diagnosticar por método exploratório, por imagem anomalias do complexo bucomaxilofacial e estruturas anexas.
  • Odontologia Legal – realizar exame e perícia judicial, elaborar atestados e laudos técnicos.
  • Odontologia do Trabalho – buscar, permanente, a compatibilidade entre a atividade laboral e a preservação da saúde bucal do trabalhador.
  • Saúde coletiva – estudar através de análise, organização, planejamento, execução e avaliação os fenômenos que interferem na saúde coletiva, dirigidos a grupos populacionais, com ênfase na promoção da saúde bucal.

Carga Horária do Curso

CARGA HORÁRIA TEÓRICA = 1875 (40,6%)
Aulas teóricas = 1815
EPS teórico = 60

CARGA HORÁRIA PRÁTICA = 2.740 (59,4%)
Prática clínica = 870
Prática Laboratorial = 915
EPS Prática no Serviço = 955
Carga horária de atividades clínicas: 1825 (prática clínica e prática no serviço)

CARGA HORÁRIA DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO = 1.015
EPS teórico = 60
EPS Prática no Serviço = 955

CARGA HORÁRIA DO CURSO + ATIVIDADES COMPLEMENTARES (160h) = 4.775

O Estágio Curricular Supervisionado e as Atividades Complementares, de acordo com o Parecer nº 329/2004 da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, não deverão exceder 20% do total da carga horária do curso de graduação.

Coordenador o Curso:

Prof.ª MSc. Bruna Chiappetta

Faça o download da Matriz Curricular
« Voltar