Graduação Fonoaudiologia

AUTORIZAÇÃO

Portaria do Ministério da Educação - MEC nº 563 de 27 de Setembro de 2016, publicada no D.O.U. em 28 de setembro de 2016.

CARACTERIZAÇÃO

É a ciência que se ocupa da prevenção, da habilitação e reabilitação da voz, da audição, da motricidade oral, da leitura e da escrita. O fonoaudiólogo trata de deficiências de fala, audição, voz, escrita ou leitura. Pode atuar em parceria com outros profissionais, como fisioterapeutas e psicólogos. Com dentistas, trata de males que podem causar ou agravar problemas ortodônticos. Trabalha em clínicas, consultórios, escolas, hospitais e emissoras de televisão, auxiliando atores e apresentadores na postura da voz. Para exercer a profissão é exigido registro no Conselho Regional de Fonoaudiologia.

OBJETIVO DO CURSO

Formar o fonoaudiólogo generalista, crítico e reflexivo que, adotando uma postura ética e o rigor científico, possa atuar no processo saúde-doença, através das ações de promoção, prevenção, proteção e reabilitação da saúde individual e coletiva, principalmente no que se refere aos distúrbios da comunicação humana, considerando a realidade social, econômica, política e cultural do país, em particular, do Nordeste e de Pernambuco.

MERCADO DE TRABALHO

A fonoaudiologia é considerada hoje uma das profissões mais em alta no Brasil, com perspectiva de crescimento de 21% dos postos de trabalho até 2019. O principal fator para isso é o aumento da população idosa. O setor que oferece mais oportunidades é o público, para atendimento a idosos e crianças - neste último caso, auxiliando menores com deficiência nas escolas. Outra área que ganha espaço é a de preparação da voz de profissionais como atores, cantores, apresentadores de TV e até políticos. Ainda no setor privado, há boa demanda em empresas que fabricam e vendem aparelhos auditivos e em clínicas de atendimento particular. Há oportunidades, principalmente, nas seguintes áreas:

  • Audiologia
    Diagnosticar e prevenir problemas de audição, realizando testes e elaborando programas de redução de barulho. Selecionar e adaptar aparelhos para correção de problemas auditivos.
  • Linguagem
    Prevenir e tratar distúrbios na fala e na escrita. Trabalhar com comunicação suplementar ou alternativa, auxiliando crianças com dificuldade de aprendizado da linguagem e adultos vítimas de acidente ou doença grave que afetam a comunicação oral.
  • Motricidade oral
    Avaliar e tratar problemas relacionados com a sucção, a deglutição, a mastigação, a respiração e a fala.
  • Voz
    Aplicar técnicas para o aperfeiçoamento da articulação, respiração, entonação e pronúncia de profissionais que utilizam a voz em suas atividades. Prevenir e tratar problemas como rouquidão e sequelas de tumor

DIFERENCIAIS

  • Corpo docente composto por 85% de professores mestres e doutores;
  • Metade do corpo docente contratado em regime de tempo integral desenvolvendo pesquisas e projetos de extensão;
  • Instalações físicas modernas e adaptadas a portadores de necessidades especiais;
  • Número de equipamentos disponibilizados nas aulas práticas e estágios dimensionados para realmente capacitar o aluno;
  • Excelente, completo e atualizado acervo da biblioteca;
  • A realização dos estágios internos tem colaborado para alicerçar ética e tecnicamente os alunos, viabilizando uma melhor aceitação em futuros estágios e/ou empregos;
  • Uma crescente valorização da atuação dos nossos egressos no mercado de trabalho tem acontecido nos últimos cinco anos.
  • O mercado tem referendado positivamente nossa instituição durante as seleções e contratações de estagiários e profissionais.
  • A Iniciação Científica tem sido um fator de valorização da formação acadêmica focada na pesquisa.

Coordenador

Prof.ª Manuela Penedo
Coordenadora do Curso de Fonoaudiologia da UNISÃOMIGUEL

Faça o download da Matriz Curricular
« Voltar