Graduação Biomedicina

AUTORIZAÇÃO

Portaria MEC nº 36 de 01/03/16 publicada no DOU em 02/03/16

CARACTERIZAÇÃO

Biomédico, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Capacitado ao exercício de atividades referentes às análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises bromatológicas, análises ambientais, bioengenharia e análise por imagem, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade. Além disso, o profissional deve ter consciência da importância da sua área de atuação, fazendo uma habilitação específica, para que possa utilizar seus conhecimentos como um agente transformador da nossa sociedade, principalmente na promoção, manutenção, proteção, recuperação e preservação da saúde humana com responsabilidade social.

Capacitado para atuar na Educação Básica e na Educação Profissional em Biomedicina. Como também, o biomédico deverá estar preparado para desenvolver e executar projetos de pesquisa de interesse sócio-econômicos, que envolvam o descobrimento de novos conhecimentos e tecnologias interessantes.

OBJETIVO DO CURSO

O curso de Biomedicina visa formar um profissional generalista comprometido com os princípios éticos, científicos e tecnológicos de sua área de atuação. Como também dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais: atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, administração, gerenciamento e educação permanente.

MERCADO DE TRABALHO

Maior potencial competitivo, convergência entre os exames de análises clínicas e imagens e, amadurecimento da indústria são, alguns dos fatores, contemplados no futuro. A maioria dos profissionais trabalha em laboratórios de análises clínicas e diagnóstico por imagem, em clínicas ou hospitais, mas também podem exercer as seguintes atividades:

  • Análise ambiental
    Fazer análises físico-química e microbiológicas para saneamento do meio ambiente, inclusive de água e esgoto.
  • Análises bromatológicas
    Estudar as propriedades dos alimentos, composição química e calórica, desde a produção, passando pela coleta e pelo transporte, de modo a garantir que não haja adulteração.
  • Análises clínicas
    Realizar exames clínicos em laboratórios e hospitais, assinando os respectivos laudos, para identificar agentes causadores de doenças.
  • Anatomia
    Estudar a estrutura e a forma dos organismos.
  • Biofísica
    Investigar os processos fisiológicos dos seres vivos, utilizando conceitos da física.
  • Biologia molecular
    Pesquisar a estrutura e o funcionamento das moléculas de DNA e RNA, das proteínas e dos genes responsáveis pela transmissão dos caracteres hereditários. Atuar nos processos de fertilização para reprodução animal e humana.
  • Bioquímica
    Analisar o metabolismo dos animais e vegetais, verificando a composição química deles.
  • Biotecnologia
    Manipular substâncias e microrganismos para a industrialização de alimentos ou fabricação de medicamentos e cosméticos, entre outros produtos.
  • Citologia
    Estudar a estrutura, a composição e as funções das células.
  • Diagnóstico por imagem
    Realizar exames que possibilitem diagnóstico por imagens, como ressonância magnética e tomografia computadorizada.
  • Docência e pesquisa
    Orientar projetos de pesquisa e ministrar aulas teóricas e práticas.
  • Embriologia
    Estudar a formação dos tecidos e órgãos animais, inclusive humanos.
  • Farmacologia
    Estudar as propriedades físicas e químicas, os efeitos bioquímicos e fisiológicos e os usos terapêuticos dos fármacos.
  • Genética
    Pesquisar as leis e os processos de transmissão de caracteres hereditários e o papel dos genes na definição das características de um ser.
  • Histologia
    Examinar tecidos e órgãos de animais e plantas.
  • Imunologia
    Investigar o sistema de defesa do organismo humano para a produção de vacinas e medicamentos.
  • Microbiologia
    Estudar microrganismos, como bactérias, vírus e fungos.
  • Parasitologia
    Analisar os organismos animais e vegetais que sobrevivem à custa de outros.
  • Patologia
    Estudar, diagnosticar e tratar doenças.
  • Psicobiologia
    Estudar as relações entre o sistema nervoso e o comportamento humano.
  • Sanitarista
    Atuar em órgãos de vigilância sanitária.
  • Toxicologia
    Analisar efeitos adversos de substâncias que possam ser tóxicas, como cosméticos, medicamentos, veneno de insetos etc.

DIFERENCIAL

Curso autorizado pelo MEC
Matriz curricular voltada para as necessidades do mercado, completamente atualizada, que articula ensino, pesquisa e extensão para proporcionar a você uma vivência prática desde os primeiros períodos.

Habilitação em duas áreas de atuação análises clínicas e outra a escolha do aluno. Realização de estágio em outros estados, em instituições renomadas, de acordo com a área de interesse.

Infraestrutura
Com destaque para o complexo de modernos laboratórios, destinados à práticas em disciplinas do ciclo básico.

A melhor Clínica Escola da Região
Equipado com aparelhos de última geração e acompanhamento de profissionais altamente capacitados.

Corpo docente composto por mestres e doutores, que vivenciam diariamente a prática da profissão e objetivam contribuir para o avanço da ciência. Biblioteca moderna com acervo atualizado e acesso aos principais periódicos do mundo, além de ambientes planejados para estudos e recursos tecnológicos de alto padrão.

Convênios com instituições de destaque
Estudar na UNISÃOMIGUEL é ter a certeza de escolher uma instituição que oferta condições concretas para o desenvolver das suas atividades com excelência.

Coordenador

Profª. Drª. Cynthia de Oliveira Nascimento

Faça o download da Matriz Curricular
« Voltar