Inicial: UNISÃOMIGUEL

Alunos criam game educacional sobre o sistema solar

23/11/2016

O pouco tempo que estão na faculdade não impediu que dois alunos mostrassem o quanto já aprenderam ao cursar Jogos Digitais na São Miguel. Estando apenas no 2º período do curso, eles criaram um jogo educativo (NOVA – T) que auxilia o ensino/aprendizagem dos planetas existentes no sistema solar.

De acordo com Lúcia Paloma (Arte, Level Design) e Valdeci Danilo (Progamação, Level Design), a ideia de criar o NOVA-T surgiu na disciplina de Física para Jogos, ofertada no 2º período pela faculdade São, após a abordagem do conteúdo sobre a simulação da gravidade entre o personagem e os planetas.

O protótipo do jogo foi construído no Construct 2 (um editor de jogos 2D baseado em HTML5, desenvolvido pela Scirra Ltda). No game, o usuário (player) poderá navegar pelo game controlando um astronauta, “ele tem o objetivo de explorar o sistema solar. Cada planeta trará consigo um elemento chave (ainda em fase de implementação), explica os criadores.

A intenção do jogo é ajudar os pesquisadores e cientistas a encontrarem maneiras de preservar e garantir a existência de toda a humanidade. Por isso o aspecto pedagógico é representado pelas informações sobre os planetas e a lua. Além disso, a própria mecânica do game reflete conceitos da Física, como, por exemplo, a gravidade.

O trabalho ganhou tanto destaque a ponto de ser um dos finalistas e premiados ddo Witic 2016, ficando em 2º lugar na categoria posters.

No vídeo de demonstração do jogo é possível visualizar os objetivos pedagógicos do jogo, mecânica, conceito da gravidade implementado, dentre outros. Click e assista

Share on Facebook Tweet about this on Twitter Share on LinkedIn icone gplus icone whatsapp Email this to someone Print this page