Graduação Fisioterapia

AUTORIZAÇÃO

Portaria nº 4.028 de 06 de dezembro de 2004, publicado no D.O.U. em 08/12/2004

CARACTERIZAÇÃO

O fisioterapeuta trata e previne doenças e lesões, empregando técnicas como massagens e ginástica. Este profissional diagnostica e trata problemas causados por má-formação, acidentes ou vícios de postura. Aplica massagens e orienta exercícios que têm a finalidade de restaurar, desenvolver e manter a capacidade física e funcional do paciente. Também faz tratamentos à base de água, calor, frio e aparelhos específicos. Além de ajudar na recuperação de acidentados e portadores de distúrbios neurológicos, cardíacos ou respiratórios, ele trabalha com idosos, gestantes, crianças e pessoas com deficiência física ou mental.

OBJETIVO DO CURSO

Proporcionar aos alunos conhecimentos teóricos e práticos científicos, do movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, nas alterações patológicas, cinético-funcionais, nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, numa visão ampla e global, respeitando os princípios éticos/bioéticos, culturais do indivíduo e da coletividade.

MERCADO DE TRABALHO

Com o envelhecimento da população, a demanda por fisioterapeutas deve crescer nos próximos anos em serviços de reabilitação de movimentos e alívio de dores crônicas. Nos grandes centros urbanos, os recém-formados podem trabalhar nas seguintes áreas:

  • Cardiologia e pneumologia
    Cuidar de pacientes nas fases pré e pós-operatória. Prevenir e tratar doenças respiratórias e cardíacas, além de reabilitar doentes, prescrevendo e aplicando exercícios ligados aos aparelhos respiratório e circulatório.
  • Dermatologia
    Aplicar massagens e aparelhos de raios infravermelhos, ultravioleta e laser para reduzir lesões e acelerar a cicatrização de queimaduras e cortes cirúrgicos.
  • Estética
    Aplicar técnicas como massagem em pacientes pós-cirurgia plástica e pós-cirurgia de recuperação da mama.
  • Fisioterapia do trabalho
    Prevenir e tratar doenças relacionadas com o trabalho, como as lesões causadas por esforço repetitivo (LER).
  • Fisioterapia esportiva
    Prevenir e reabilitar lesões em atletas e em praticantes de atividades esportivas.
  • Grupos especiais
    Estimular os músculos de quem sofre limitações de movimento, como idosos e portadores de deficiência física.
  • Indústria de equipamentos
    Pesquisar, desenvolver e testar equipamentos para uso em terapia.
  • Neurologia adulta
    Auxiliar na reabilitação dos pacientes que tiveram derrame cerebral, paralisia e traumatismo de coluna e crânio.
  • Neurologia pediátrica
    Auxiliar na reabilitação dos portadores de patologias e síndromes típicas de criança, como paralisia cerebral e síndrome de Down.
  • Ortopedia e traumatologia
    Acelerar a recuperação de movimentos e reduzir dores de pacientes com fraturas, traumas ou luxações. Prevenir e reabilitar lesões da coluna vertebral e das articulações causadas por postura incorreta ou esforço repetitivo.
  • Terapia intensiva
    Tratar pacientes críticos internados em UTIs, aplicando técnicas para reabilitação respiratória, neurológica e do aparelho musculoesquelético.

Coordenador

Ms. prof. Marcio Pedrosa

Faça o download da Matriz Curricular
« Voltar