Graduação Enfermagem

Autorização

Portaria MEC nº 3.993 de 06/12/2004, publicada no D.O.U. em 08/12/2004

Reconhecimento

Portaria MEC n° 1.430 de 21/09/2009 publicada no D.O.U. em 23/09/2009.

Caracterização

O enfermeiro se dedica a promover, a manter e a restabelecer a saúde das pessoas, trabalhando em parceria com outros profissionais - médicos, nutricionistas e psicólogos, por exemplo. Este profissional é indispensável em hospitais, trabalha em clínicas e presta atendimento domiciliar. Coleta dados sobre o estado de saúde do paciente e define a conduta a ser seguida pela equipe de enfermagem. É responsável pela higiene, alimentação, administração de remédios e pelos curativos. No campo da saúde coletiva, atua em comunidades, na prevenção de doenças ou fazendo trabalho educativo. O licenciado é preparado para ministrar aulas teóricas e práticas em cursos profissionalizantes, que formam auxiliares e técnicos de enfermagem

Objetivo do Curso

Formar profissionais enfermeiros, generalistas, humanistas, críticos e reflexivos, qualificados para o exercício de enfermagem, com conhecimento técnico-científico, respeitando os princípios éticos para o cuidado do ser humano, visando à promoção do autocuidado e a manutenção da integridade do individuo, família, grupos e comunidade, em situações de saúde e doença, no âmbito da gestão, gerência, supervisão e avaliação da assistência de enfermagem, atuando em diversos cenários da prática profissional.

Mercado de Trabalho

Uma grande quantidade de recém-formados chega ao mercado a cada ano. Isso pode significar concorrência. Porém, a região Nordeste do país tem a menor concentração de profissionais da área, e faltam enfermeiros especialmente nas cidades do interior para trabalhar nas seguintes áreas:

  • Enfermagem geral
    Comandar equipes de técnicos e auxiliares de enfermagem no atendimento a pacientes.
  • Enfermagem geriátrica
    Atender idosos, doentes ou não, em domicílio, casas de repouso, clínicas e hospitais.
  • Enfermagem médico-cirúrgica
    Ministrar cuidados pré e pós-operatórios em prontos-socorros, clínicas e hospitais.
  • Enfermagem obstétrica
    Dar assistência integral a gestantes, parturientes e lactantes, com acompanhamento de pré-natal, realização de exames e auxílio ao médico no parto e no pós-parto. Orientar sobre planejamento familiar.
  • Enfermagem pediátrica
    Acompanhar e avaliar o crescimento e o desenvolvimento da criança. Incentivar o aleitamento materno e orientar os pais quanto às técnicas e aos cuidados com os recém-nascidos.
  • Enfermagem psiquiátrica
    Ajudar no tratamento de pacientes com distúrbios psicológicos.
  • Enfermagem de resgate
    Participar de equipes de salvamento de vítimas de acidentes ou de calamidades públicas.
  • Enfermagem de saúde pública
    Orientar a população sobre a prevenção de doenças e promover a saúde da coletividade. Atender pacientes em hospitais, centros de saúde, creches e escolas. Formar, capacitar e supervisionar os agentes de saúde.
  • Enfermagem do trabalho
    Dar atendimento ambulatorial em empresas e acompanhar programas de prevenção e manutenção da saúde dos funcionários.
  • Ensino
    Orientar projetos de pesquisa e ministrar aulas teóricas e práticas.
  • Gestão da qualidade
    Avaliar e planejar os processos assistenciais com o objetivo de aumentar a segurança dos pacientes.
  • Gestão de projetos
    Administrar e controlar as atividades destinadas a projetos multidisciplinares, como abertura de uma ala hospitalar ou implementação de um novo protocolo em clínicas ou hospitais.
  • Pesquisa clínica
    Planejar, implementar e coordenar projetos de pesquisas clínicas, como o desenvolvimento de drogas e estudos epidemiológicos, em hospitais, institutos de pesquisa e universidades

Coordenadora

Prof.ª Dr.ª Cynthia de Oliveira Nascimento

Estrutura Curricular a partir de 2018.1 Estrutura Curricular a partir de 2019.1

Documentos Importantes

MODELO REALTORIO ESTAGIO HOSPITALAR MODELO RELATORIO ESTAGIO UBS MANUAL DE AULAS PRÁTICAS E ESTÁGIOS CURRICULARES
« Voltar