Inicial: CETEPS

CETEPS - TREINAMENTOS

CIÊNCIAS BIOMÉDICAS

‣ Análises clínicas: ênfase em parasitologia, uranálise, hematologia e atualidades

Ministrante: Aline dos Santos Peixoto, Cynthia de Oliveira Nascimento e Priscilla Barbosa Sales de Albuquerque

Formação Profissional: Aline dos Santos Peixoto é Biomédica. Mestre em Ciências na Universidade de Pernambuco (UPE), área de concentração em Ciências Médicas com ênfase em biologia molecular, diagnóstico e epidemiologia das micobactérias não tuberculosas (MNT). Atualmente, desenvolve Doutorado no Instituto Aggeu Magalhães, testando novos compostos para o tratamento da tuberculose multidroga resistente. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Biologia Molecular e de Microrganismos, atuando principalmente nos seguintes temas: PCR multiplex, PCR multiplex em tempo real, tuberculose, micobactérias não tuberculosas, microbiologia e diagnóstico. Colaboradora do Departamento de Imunologia, no Laboratório Imunoepidemiologia do Instituto Aggeu Magalhães - CPqAM/FIOCRUZ, Recife-PE.

Cynthia de Oliveira Nascimento é Biomédica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), possui Mestrado em Bioquímica pela UFPE, Doutorado em ciências Biológicas pela UFPE e Pós-Doutorado em Biociência Animal pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atualmente é coordenadora do curso de Biomedicina da UNISÃOMIGUEL. Tem experiência na área de Bioquímica, Química de Macromoléculas, Biotecnologia, Proteína, Micro-organismos e enzimas, atuando principalmente nos seguintes temas: extração líquido-líquido, Cratylia mollis, micelas invertidas, sistema de duas fases aquosas, imobilização de proteínas, lectinas, purificação, microrganismos e atividade enzimática.
Priscilla Barbosa Sales de Albuquerque é Biomédica, possui mestrado em Ciências Biológicas com ênfase em Biotecnologia pela UFPE e doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Biologia Aplicada à Saúde do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (LIKA/UFPE), com co-tutela na Universidade do Minho (Braga/Portugal) e intercâmbio na University of Reading (Reading/UK). Atualmente é bolsista do Programa de Capacitação Institucional (PCI) do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE) e professora de Bioética e Bioquímica das turmas de Biomedicina da UNISÃOMIGUEL. Possui experiência nas áreas de Análises Clínicas, Bioquímica e Biotecnologia.

Sinopse: O curso profissionalizante em análises clínicas irá focar no aperfeiçoamento da técnica e desenvolvimento do conhecimento científico das áreas de uranálises, parasitologia e hematologia, relacionando as características gerais destas áreas do conhecimento à experiência laboratorial que os interessados no curso encontrarão em sua rotina de trabalho. Ainda, serão abordados técnicas e diagnóstico de doenças atuais na região Nordeste do Brasil, assim como aspectos éticos envolvidos na rotina do profissional atuante nas análises clínicas.

Objetivo: O curso profissionalizante em análises clínicas tem o objetivo de aperfeiçoar a técnica e desenvolver o conhecimento científico nas áreas de uranálises, parasitologia e hematologia.

Conteúdo Programático:

• Introdução à uranálise
  • Diagnóstico de doenças através da uranálise
  • Introdução à parasitologia
  • Diagnóstico de doenças de origem parasitária
  • Introdução à hematologia
  • Diagnóstico de doenças hematológicas
  • Aspectos éticos relacionados à rotina laboratorial na área de análises clínicas
  • Epidemias de arboviroses na região Nordeste: ênfase para o diagnóstico do Zika vírus.

INFORMAÇÕES:

Email: ceteps@faculdadesaomiguel.com.br
Whatsapp (81) 98655-5572

RESERVE SUA VAGA COM A INSCRIÇÃO E AGUARDE O TELEFONEMA COM A DATA PARA PAGAMENTO